segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ACUSADO DE ROUBOS E HOMICÍDIOS

ACUSADO DE ROUBOS E HOMICÍDIOS
Em uma das ocasiões, em menos de um mês, Léo já estava em liberdade
POR WELLINGTON RABELLO
Para as pessoas que acompanham a rotina da área policial de São Luís e, principalmente, para os próprios membros do setor da segurança, causa espanto a facilidade com a qual alguns acusados por crimes conseguem alvarás de soltura. Este fato, inclusive, é apontado como um dos motivos para a dificuldade na redução da criminalidade, uma vez que as polícias põem os criminosos atrás das grades e, em poucos dias, a Justiça os libera para o convívio com a sociedade e de volta às atividades delituosas.
Um exemplo dessa situação é o cearense José Leandro Sousa Barbosa, conhecido como “Léo”, 38 anos, preso na última quinta-feira, 6, acusado de integrar uma quadrilha especializada em roubos de carros no Maranhão. Esta foi a terceira vez, em três anos, que ele é preso em solo maranhense, sendo que a primeira foi no ano de 2008, quando Léo foi apontado como envolvido em um latrocínio (roubo seguido de morte) que teve como vítima o fotógrafo Airton Lima Soares, 43 anos.
O crime aconteceu no dia 20 de junho de 2008, no Bairro do Bequimão, em São Luís. A prisão se deu na cidade de Caxias, feita por policiais rodoviários federais, no dia 27 do mesmo mês. Na época, Léo negou envolvimento no latrocínio e ainda em um homicídio contra um surdo-mudo, ocorrido no mês de maio daquele ano, na Vila Itamar.
Pouco menos de um mês após ser preso, mais precisamente no dia 15 de julho, José Leandro foi beneficiado com um alvará de soltura assinado pelo juiz Raimundo José Barros de Sousa, da Central de Inquéritos de São Luís. Nesta data, Léo tinha como endereço a Rua 3, casa 3, no Recanto Verde – Vila Itamar, localidade onde ele teria assassinado o surdo-mudo.
Segunda prisão – A segunda prisão de José Leandro, ocorrida em terras maranhenses, divulgada pela imprensa, ocorreu no final da manhã do dia 17 de abril de 2009, data em que a governadora Roseana Sarney foi empossada no cargo, após a cassação de Jackson Lago. Ele foi capturado por investigadores da Delegacia Geral de Polícia Civil, na Avenida Carlos Cunha – Jaracati, depois de tentar, junto com um comparsa, assaltar um veículo de uma transportadora de valores.
Nessa oportunidade, Léo e seu companheiro estavam em uma motocicleta, em frente à Concessionária Euromar, quando foram surpreendidos pelos seguranças da transportadora. Armados com uma pistola ponto 40, a dupla de assaltantes deu início aos disparos, mas foram baleados durante a troca de tiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário