segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Comentários ao texto Sofismas de um ex dirigente sindical.

EM DEFESA DOS DELEGADOS E DA SOCIEDADE: CONTRA O RANCOR E O ÓDIO GRATUITOS

Aproveito este espaço  para tecer algumas considerações em comento ao ignóbil texto do senhor Francisco Carlos Garisto, ex-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, cujo conhecimento desprazeroso eu tive ao ler o texto “A União faz a força” do colega Delegado de Polícia, Márcio Dominici, o qual, acertadamente mais uma vez fez a defesa intransigente dos direitos e prerrogativas do cargo de Delegado e cuja defesa pretendo humildemente incorporar minhas opiniões que ora passo a expor.

O texto em questão, apesar de desprezível no que tange a valores acadêmicos, culturais ou científicos, merece algumas reflexões, não por qualquer proeza ou verdades que nele possa existir, mas pelo fato de que o autor destila uma significativa dose de veneno e rancor contra a categoria dos delegados, o que evidencia sem maiores elucubrações tratar-se de alguém movido por frustrações e recalques pessoais, certamente pelo fato de ser mal resolvido profissionalmente. Disso não se afasta qualquer pesquisa básica a respeito desse sujeito, o qual provavelmente nunca foi lá um grande profissional engajado nas operações policiais e, aos indícios, provavelmente venha se escudando anos e anos por detrás da entidade de classe a que pertenceu para evitar ir par a labuta que aparentemente defendeu. 

Em sua recalcada opinião o papel do Delegado na estrutura investigativa é de uma “insignificância” que dá dó. Por ele, ao saber de uma notícia de crime o Delegado (no caso ele se refere claramente ao Delegado Federal) apenas expede a Ordem de Missão e daí o resto do serviço “corre solto” pelo o resto da equipe que, a seu ver, trabalha com zelo, empenho e exímios conhecimentos.
 Em dado trecho do texto em que o ex-presidente da FENAPF pretende fazer um resumo dos trâmites de um inquérito ele adverte que “perto do desfecho de uma investigação longa e complicada e não apareceu ainda o trabalho de nenhum delegado, o qual quando muito, assina ordens para o uso de viaturas e equipamentos indispensáveis às investigações, coisa que qualquer agente também poderia assinar e se responsabilizar”. Depois afirma que “o delegado vai assinando onde o escrivão aponta”, como se fôssemos analfabetos e a escória da equipe policial.

É inegável, pois, que além dos recalques e frustrações visivelmente exteriorizados pelo  texto do senhor Francisco Carlos ele também demonstrou claramente – seja por ignorância propriamente dita ou por má-fé, ambas abomináveis - que apesar de trabalhar  em uma polícia judiciária, não tem muita intimidade com as lições básicas e elementares do código de processo penal, particularmente na parte que toca a trabalho da polícia. Devia, pois, estudar mais já que apregoa uma polícia de conhecimentos científicos.

Destarte, apesar de algumas aberrações, particularmente no que concerne ao cargo de Delegado, é inegável que o artigo trás algumas verdades e uma delas é a de que a nova ciência da investigação criminal, da era digital, exige um arcabouço de conhecimentos de natureza enciclopédica.
O estranho é que, segundo a versão do tal ex-líder classista, nesse corpo de conhecimento deva se subtrair apenas o conhecimento jurídico que ao menos o chefe da equipe deva ter. Também é muito óbvio, que “os modernos sistemas de investigações passam não só pela alta tecnologia, mas também e principalmente pelo preparo do policial moderno e atualizado”. Ora, é igualmente aberrante e destituída de qualquer razão a concepção do autor do texto de que somente o delegado deva ser excluído desse preparo necessário (quanta revolta exteriorizada contra uma categoria?!?!).
Talvez pense e queira o autor do artigo, que a polícia moderna seja preparada, com grande cultura científica em todas as áreas, mas leiga nas ciências jurídicas. Somente uma mente frustrada e recalcada, movida pela inveja é que consegue pensar dessa forma. Imagine uma polícia judiciária que trabalha diuturnamente com leis, mexendo diariamente com os dois direitos mais sagrados do homem – a vida e a liberdade - sendo dirigida por leigos em matéria de lei. Seria o caos, um modelo “platônico” de polícia que certamente não interessa aos cidadãos de bem.

Para a pergunta feita por ele: “Qual a utilidade prática que determina ser indispensável que o operador de polícia precise de altos conhecimentos jurídicos, como os que são necessários aos juízes, promotores e advogados?” respondo sem muitas delongas que a utilidade deste profissional na polícia é para junto com os outros profissionais da equipe (investigadores, escrivães, peritos, etc) - todos imprescindíveis ao exercício da atividade policial – se resguarde os direitos fundamentais dos cidadãos e não se incorra em erros grotescos, como p. ex., o mencionado no texto/artigo no sentido de um “o agente entendendo que é necessária uma escuta telefônica, faz um relatório circunstanciado justificando a necessidade, que será aferido pelo juiz e Ministério Público”. Ora a violabilidade das ligações telefônicas é exceção a direito fundamental do cidadão e assim não pode se feita sem qualquer critério e com base apenas num relatório. Deve ser feita numa petição jurídica fundamentada. Respondendo de forma mais simplória, digo que a necessidade de alguém com  “altos conhecimentos jurídicos” na condução de um inquérito é para que esta não seja conduzida por investigadores da estirpe do autor do texto e que venha a cometer erros brutais como os vários que ousou referir em seu texto.

Pois é ‘nobre companheiro’, é para coibir abusos dessa natureza que a polícia precisa de profissionais com sólida formação jurídica, inclusive para fazer frente ao apregoado “alto conhecimento jurídico” de juízes e promotores que você menciona.

Por fim lembro aos demais colegas, como também lembrou o colega Dominici, que há em curso  um verdadeiro ataque à carreira e às prerrogativas do cargo de Delegado, o que é feito como uma forma de querer esvaziá-lo e diminuir a sua importância, numa flagrante luta por espaços de poder . Cabe a cada um de nós fazer a defesa intransigente da categoria, por que, isto, em última análise é a defesa da sociedade.

Um forte abraço e um FELIZ ANO NOVO a todos os colegas Delegados de Polícia do Maranhão.
José Raimundo Batalha Jardim – Delegado de Polícia Civil do Maranhão.

Um comentário:

  1. Belísimas palavras colega Batalha.
    Não precisamos realmente reproduzir o nível de alienação do autor do texto veiculado.
    Só fazemos a diferença, se efetivamente reocuparmos nossos espaço em todos os viéis do nosso labor.
    Acredito que a ADEPOL DO BRASIL deveria se pronunciar diante da afronta disfarçada de uma livre manifestação de pensamento.
    Acredito que temos andado um pouco nesse sentido, mas, unidos, com certeza, a médio prazo, conseguiremos recolocar as "coisas" em seus devidos locais, sobretudo no resgate em definitivo da tamanha importância que tem o cargo de Delegado de Polícia a luz do Estado Democrático de Direito que ainda se vige em nosso país.
    Parabens e, tb, um FELIZ ANO NOVO PARA TODOS OS COLEGAS QUE LABUTAM NO INTERIOR DO ESTADO!

    ResponderExcluir