terça-feira, 17 de abril de 2012

Aqui no MA, há aprovação da população no atendimento realizados nas delegacias?

80% elogiam o atendimento nas delegacias de São Paulo

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DECAP) recebeu grande índice de aprovação para o atendimento. Durante o mês de março, o índice de elogios do serviço chegou a quase 80%.

A atual gestão da Polícia Civil atenta sempre para o bom atendimento ao cidadão, “que não pode ser vítima duas vezes: primeiro do bandido, e depois do servidor que o atende mal”, conforme sempre frisa o delegado geral, Marcos Carneiro Lima.

No DECAP, por ser um departamento que engloba as delegacias do município de São Paulo e que mais está voltado ao atendimento à população, havia sempre muitas reclamações, o que foi modificado após a administração do atual diretor, Carlos José Paschoal de Toledo.

Em julho de 2011, dos atendimentos recebidos no SAC, 44,78% elogiavam o departamento, contra 55,22% que reclamavam do serviço. Hoje, os números mudaram: em março deste ano 79,51% procuraram o SAC para elogiar o serviço do DECAP.

Não só o atendimento mudou, mas o serviço também evolui com o novo sistema. O novo DECAP registrou 78.944 boletins de ocorrência a mais do que no ano anterior durante um mesmo período (de junho/10 a março/11 - junho/11 a março/12, quando o novo sistema foi integrado).

O número de inquéritos policiais instaurados no mesmo período também aumentou para 8.242, e prisões em flagrante chegaram a quase mil. Já as ocorrências com veículos recuperados tiveram aumento de 21,6%.

Nova gestão e sistemas que trouxeram benefícios ao departamento

Todo esse aumento de produção se deve ao bem sucedido sistema de gestão do DECAP, que conta hoje com novos serviços implantados que trouxeram benefícios ao cidadão e aos policiais civis.

Centrais de Flagrantes:
Este sistema permite que haja funcionários dedicados apenas para as ocorrências em flagrante, o que facilita para os policiais que apresentam a ocorrência e também para os que precisam trabalhar com ela, além de vítimas e demais envolvidos;

Novos horários dos funcionários:
Não há mais necessidade de trocas de períodos de plantão como acontecia antigamente. Hoje, há os que trabalham no período diurno e os que trabalham no noturno, evitando assim a mudança de horário que tanto mexia com a vida e organismo do policial;

GOE (Grupo de Operações Especiais):
O GOE trabalha auxiliando as equipes de delegacias e seccionais do DECAP, em ocorrências que necessitem de maior apoio ou quando a ocasião seja prioridade.

SAC:
O Seviço de Atendimento ao Cidadão foi criado em julho de 2011 para que a Polícia Civil possa receber avaliações, críticas, elogios, sugestões e denúncias oriundas do trabalho policial do DECAP. Elas são recebidas pelo telefone 3815-5446, que funciona de segunda à sexta feira, das 8:00 às 20:00, fax 3031-5446, e e-mail sac-decap@policiacivil.sp.gov.br.

Além desses serviços, há outros usados internamente para agilizar o serviço do policial civil, o que também agiliza e melhora no atendimento ao cidadão.


Silvia Freitas, da Assessoria de Imprensa da Delegacia Geral de Polícia

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