quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ipea: população considera ruim trabalho da polícia civil

CBN - A rádio que toca notícia - On demand



Débora Zampier - da Agência Brasil


O brasileiro considera ruim a investigação feita pela Polícia Civil, o que dificulta o acesso à Justiça. Em uma escala de avaliação que vai de 0 a 4 – em que 0 é muito mal, 1 é mal, 2 é regular, 3 é bem e 4 é muito bem – a Polícia Civil ficou com média 1,81. É o que mostra a segunda parte de um estudo com indicadores da percepção social sobre a Justiça, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Foram ouvidas 2.722 pessoas de todo o país.

A segunda pior classificação ficou com os advogados, com média 1,96. Os advogados são a única das seis classes listadas na pesquisa em que a contratação do serviço é uma opção privada do cidadão. O terceiro lugar ficou com os defensores públicos (2,04), seguidos pelos juízes (2,14).

Os agentes mais bem colocados foram os policiais federais e os promotores, ambos com média 2,20. Apesar de ficarem com a melhor colocação do ranking, a classificação não teve um bom desempenho geral, pois ficou entre regular (2) e bem (3).

Quanto aos policiais federais, o estudo afirma que o bom desempenho pode estar relacionado “ao alto grau de exposição, geralmente com conotação positiva.”

Já em relação ao desempenho da Polícia Civil, que assim como a Polícia Federal, tem a responsabilidade de investigar crimes, o Ipea acredita que a má colocação “pode indicar, entre os cidadãos, especial desconfiança em relação à efetividade da investigação de crimes.”

Aúdio sobre o tema, com o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, Fábio Sá e Silva:




Comentário do blog: Falta de estrutura física, falta de pessoal, falta de profissionalismo, atendimento descortês seja pelos agentes seja pelo delegado, falta de interesse em resolver o problema de quem procura uma DP, policiais desestimulados em função da péssima remuneração, talvez estas sejam algumas das razões da avaliação ruim da PC.

Aqui no MA, não temos uma assessoria de imprensa para divulgar os trabalhos, tudo está vinculado à SSP, não temos um site próprio, aliás, nem orçamento nós temos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário