quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Casa de ferreiro, espeto de pau... Zaffaroni em maus lençóis


Muito conhecido no Brasil, o ministro da Corte Suprema de Justiça da Argentina, Eugenio Raúl Zaffaroni, está na berlinda. A corte em que judica corresponde ao Supremo Tribunal Federal brasileiro.
Acusam-no de ter alugado seis dos seus quinze apartamentos em Buenos Aires para o funcionamento de prostíbulos ou puticlubs, como também se diz em espanhol. Veja aqui,aqui e aqui. O juiz, que é também professor e um renomado penalista e criminólogo (eis o seucurriculum vitae), nega responsabilidade (aqui). Disse que a culpa foi da imobiliária que intermediou os contratos de locação e atacou a “imprensa marrom”. Mas, além da prensa amarillista, o Clarín também repercutiu a notícia (aqui).
Tudo começou quando a organização não-governamental La Alameda apresentou uma notícia-crime contra Zaffaroni à Procuradoria-Geral da Nação (o equivalente à nossa PGR). A ONG La Alameda é especializada no combate à exploração sexual e ao tráfico de pessoas. A entidade alega que em apartamentos do ministro mulheres paraguaias e dominicanas eram submetidas a exploração sexual. O debate se contaminou pela política. O candidato de oposição à presidência da República Ricardo Alfonsin disse que Zaffaroni deveria renunciar. AAsociación Civil Anticorrupción manifestou-se no mesmo tom.
Devagar aí! As provas não são categóricas. Uma coisa é existirem bordéis em apartamentos do ministro. Outra coisa bem diferente é responsabilizá-lo por isto, especialmente porque eramimóveis locados.
Tudo pode não passar de falha na gestão de seu patrimônio, ou de confiança imerecidamente depositada em um auxiliar. Eugênio pode ter sido ingênuo.
Outra hipótese, mais provável, é que os proxenetas, cáftens e cafetinas tenham-se valido desses imóveis, em nome de um juiz da Suprema Corte, justamente para abusar do seu prestígio, sem o seu conhecimento, a fim de acobertar suas atividades ilícitas e obter proteção policial, por exemplo.
Enfim, como quer que seja, o professor Zaffaroni é um jurista muito respeitado na América do Sul e também no Brasil, mas na Argentina estes rumores o puseram em maus lençóis.
por Vladimir Aras

Nenhum comentário:

Postar um comentário