Ao final do 5º
Congresso Nacional realizado no Rio de Janeiro e encerrado na sexta-feira
(27/04), os delegados federais lançaram a Carta do Rio. No documento, se dizem ameaçados, “pois o
prestígio e confiança obtidos junto aos brasileiros não encontram eco junto aos
governantes”. Conclamam “a sociedade brasileira a defender esta importante
instituição pública, fundamental para a preservação do Estado Democrático de Direito
e proteção das Garantias e Direitos individuais e coletivos, chamada Polícia
Federal”.
O documento cobra
do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, “a defesa da Polícia Federal
junto ao governo federal, garantindo os investimentos mínimos necessários para
a realização das operações policiais, defesa das fronteiras e segurança nos
grandes eventos, nos mesmos moldes das ações promovidas pelo Ministério da
Defesa em favor das forças armadas”. Critica o foro especial, pois ele promove
“uma zona de exclusão de imputabilidade penal, impedindo o julgamento de
criminosos detentores de poder político e econômico em detrimento de toda
sociedade brasileira”, segundo a carta.
A Carta do Rio
também reivindica o fortalecimento da ação dos delegados, temas debatidos
durante o congresso, aberto na quarta-feira (25/04), no Hotel Windsor, na Barra
da Tijuca que contou com o patrocínio de empresas como a Petrobras, Souza Cruz,
Ligth, Caixa Econômica Federal e da Federação das Empresas de Transportes de
Passageiros do Rio de Janeiro (Fetranspor).
Neste sentido, os
delegados federais defendem mudanças legislativas para reformar o atual sistema
de persecução penal, incluindo a autorização para que eles possam requisitar
diretamente dados e informações que hoje precisam ser solicitados por meio do
Ministério Público ou do juízo. Querem ainda a “celeridade da investigação
criminal e do processo penal com uma redução significativa de procedimentos e
recursos processuais meramente protelatórios, com regras mais rígidas contra a
prescrição penal”.
Eles demandam que a
legislação permita a chamada investigação seletiva, de forma a diminuir o
“número de investigações criminais não-prioritárias no combate à criminalidade
organizada, no sentido de permitir um melhor aproveitamento dos recursos
materiais e humanos da Polícia Federal e de todo o sistema criminal” Para isso,
defendem “a seletividade para início da investigação criminal, conforme o grau
de lesividade dos ilícitos penais, compartilhando a responsabilidade entre as
autoridades e instituições oficiais encarregadas de investigar e combater os
ilícitos administrativos com repercussão na seara criminal”.
Lobby
Na luta pelas mudanças políticas, os delegados contam com um permanente lobby dentro do Congresso Nacional, em que atuam diretamente a diretoria nacional da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol) em conjunto com a diretoria da Associação de Delegados da Polícia Federal (ADPF). Como descreveu no Congresso da ADPF o presidente nacional da Adepol, Paulo de Almeida, semanalmente, junto com os diretores das duas entidades, um rodízio garante no mínimo cinco presidentes de associações de delegados de polícia dos estados. Eles visitam entre 50 e 60 parlamentares na defesa dos projetos de lei de interesse da classe em tramitação no Congresso.
Na luta pelas mudanças políticas, os delegados contam com um permanente lobby dentro do Congresso Nacional, em que atuam diretamente a diretoria nacional da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol) em conjunto com a diretoria da Associação de Delegados da Polícia Federal (ADPF). Como descreveu no Congresso da ADPF o presidente nacional da Adepol, Paulo de Almeida, semanalmente, junto com os diretores das duas entidades, um rodízio garante no mínimo cinco presidentes de associações de delegados de polícia dos estados. Eles visitam entre 50 e 60 parlamentares na defesa dos projetos de lei de interesse da classe em tramitação no Congresso.
São mais de 2 mil
projetos que são acompanhados, dos quais 338, em tramitação na Câmara dos
Deputados, merecem atenção especial por serem considerados de alta prioridade.
Neste trabalho eles contam com os seis deputados/delegados, bancada considerada
pequena, ainda que tenha o dobro do número dos atuais representantes do
Ministério Público no Congresso. O MP atualmente tem apenas um deputado, Carlos
Sampaio (PSDB-SP), e dois senadores, Pedro Taques (PDT-MT) e Demóstenes Torres
(sem partido -GO), que corre o risco de ser cassado.
Entre os projetos
considerados prioritários está a Proposta de Emenda Constitucional 381, que
cria o Conselho Nacional de Polícia, nos moldes dos Conselho Nacional de
Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público. Tal órgão colegiado, com
representação das polícias, dos advogados, magistrados e promotores,
substituiria o atual controle externo da polícia exercido pelo Ministério
Público.
Segundo Benedito
Augusto Tiezzi, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do
Distrito Federal, que também exerce a vice-presidência parlamentar da Adepol, o
conselho “é único organismo que admitimos que nos controle. Não admitimos ser
controlados por indivíduos, que se dizem instituição. Falo pelo DF. Lá, nós não
deixamos, fechamos a porta e não entra. Em todas as atitudes deles nós
bloqueamos todas: é o picador de papel ou o embate. Exigimos que sejamos
controlados por um conselho multifacetário que tenha delegado, advogado,
promotor e um juiz e não por um sujeito que, sobre o adágio do controlador,
venha por si só querer determinar atividades, inclusive internas dos
policiais”.
Disputas funcionais
A rixa dos delegados com os membros do Ministério Público aparece novamente na Carta do Rio na critica às investigações feitas diretamente pelo MP. O documento diz que a “realização de investigações criminais de forma isolada e fora do inquérito policial ofende o devido processo legal e os ditames constitucionais, podendo gerar nulidades insanáveis, além de não acrescentar qualquer melhoria ao atual sistema de persecução criminal”.
A rixa dos delegados com os membros do Ministério Público aparece novamente na Carta do Rio na critica às investigações feitas diretamente pelo MP. O documento diz que a “realização de investigações criminais de forma isolada e fora do inquérito policial ofende o devido processo legal e os ditames constitucionais, podendo gerar nulidades insanáveis, além de não acrescentar qualquer melhoria ao atual sistema de persecução criminal”.
Dizem os delegados
no documento que tais investigações geram “indesejável conflito entre
instituições que deveriam trabalhar irmanadas, com respeito mútuo às
respectivas atribuições constitucionais”.
Na tese defendida
no congresso, o inquérito policial deixa de ser um instrumento a serviço da
acusação. Ou seja, passa a ser do Ministério Público. Para os delegados,
o inquérito “deve buscar não prova de acusação, mas a elucidação dos fatos. Se
não fizermos isto, vamos cair na mesma vala que o Ministério Público está
caindo. Não é inquérito, é inquisição. Nosso trabalho é elucidar o fato e isto
servirá para a acusação e para a defesa, quem julga é o juiz”, definiu Tiezzi.
O documento também
prega que “a preservação de uma investigação criminal justa, independente e
isenta, pressupõe necessariamente a aprovação de lei orgânica com um regime de
prerrogativas legais garantidoras da autonomia funcional das Autoridades de
Polícia Judiciária e o seu resgate constitucional como carreira jurídica”.
Em outras palavras,
os delegados buscam no Congresso Nacional a aprovação da Lei Orgânica da
Polícia Federal e da Lei Orgânica da Polícia Civil, em cujos projetos estão
embutidas garantias constitucionais tais como dispõem hoje magistrados e
membros do Ministério Público, como a vitaliciedade, inamovibilidade e
irredutibilidade dos vencimentos.
Querem também que a
legislação permita o que chamam de “construção de uma Polícia Republicana, que
atua a serviço do Estado e não de governos” e dizem que isso “só será possível
com o mandato para o cargo de Diretor-Geral escolhido entre os Delegados de
Polícia Federal, o respeito aos princípios basilares da hierarquia e
disciplina”.
No documento
oficial do 5º Congresso Nacional dos Delegados de Polícia Federal eles vão
além. Reivindicam a autonomia institucional, gerencial, administrativa,
orçamentária e financeira do Departamento de Polícia Federal, que inclui o
direito da categoria escolher o diretor-geral, tal como ocorre hoje com os
promotores e procuradores.
Marcelo Auler é
jornalista.
Revista Consultor
Jurídico, 28 de abril de 2012
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