quarta-feira, 27 de abril de 2011

Federais no FBI


EUA


Um grupo de 31 policiais federais parte para Quântico na Virgínia (EUA) onde faz um curso na Academia do FBI entre os dias 2 e 20 de maio. No grupo não há nenhum agente, nenhum escrivão, nenhum papiloscopista. Só delegados. Segundo os documentos aos quais a Fenapef teve acesso, o curso de Executivos de Polícia (LEEDS) irá oferecer conteúdo na área de inteligência policial, terrorismo, negociação de reféns, sequestros, formação de forças tarefa e técnicas de treinamento. Não há nenhuma disciplina sobre Inquérito Policial no programa do FBI.



Em um documento datado de 31 de dezembro de 2010 e encaminhado ao então diretor-geral, Luiz Fernando Correa, o FBI frisa quais os critérios para a indicação dos alunos: “É necessário que os candidatos exerçam posição de liderança ou de importância na estrutura policial do Departamento, além de conduta ilibada e que ainda tenham pelo menos mais de cinco anos de serviço a serem prestados”. Em nenhum momento o ofício do Federal Bureau of Investigation diz que o policial tenha que ser delegado ou chefe.

Entre as 31 autoridades que rumam para os  Estados Unidos estão nomes conhecidos no Departamento lotados em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Acre, Paraná, Bahia e diversas outras unidades da Federação.

O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais Marcos Wink criticou a lista que contempla apenas delegados. “Hoje temos policiais extremamente qualificados, que são lideranças em suas áreas de atuação e que, por não serem delegados, não farão o curso”. O presidente destacou que irá encaminhar ofício ao DPF requerendo a lista de critérios que levaram à indicação dos nomes. “Além disso, vamos mandar a denúncia ao Ministério Público Federal”. 
Fonte: Agência Fenap

Nenhum comentário:

Postar um comentário