domingo, 11 de março de 2012

Comentário

Alguém já viu a nova carteira da polícia Civil? estive na SSP semana passada e qual não foi a decepção!? Horrível, triste, desolador...a nova carteira parece um fotocópia mal batida, "desquarada", havendo eventual necessidade de se identificar durante uma diligência, para a saber que se trata de um policial o terceiro terá que ler atenciosamente os campos da carteira...é péssima. O documento retrata bem não apenas o atual momento, mas toda a história de descaso por qual passa essa instituição centenária, profissionais relegados ao desprestígio, desestimulados, trabalhando em péssimos ambientes de trabalho, muitos subservientes, sem qualquer respaldo da administração superior (a qual, diga-se a verdade, pode fazer muito pouco, uma vez que sem orçamento próprio - ao menos na prática- sem sede própria ((vivemos de "favor" no mesmo prédio da SSP)), praticamente sem qualquer autonomia administrativa, também está refém do bom humor de outros)... quem está nos interiores então tem que se virar nos trinta...LITERALMENTE (com raríssimas exceções), e ainda querem nos fazer crer que a culpa pelos inúmeros casos de crime (especialmente homicídios) sem solução é culpa da Polícia Civil (em especial do coitado do Inquérito Policial), mais fácil seria reconhecer que a culpa está na completa ausência de comprometimento dos Governos (estadduais e Federal) em investir na segurança publica, concursos regulares, construção de Delegacias estruturadas, policiais bem pagos e consequentemente estimulados, ferramentas de investigação de fácil acesso, É PRECISO PRESTIGIAR A POLÍCIA, SEM ELA NÃO HÁ NEM AO MENOS A PRÓPRIA SOCIEDADE, ORDEM...

Um comentário:

  1. Não há dúvida que as polícias passam por uma crise de credibilidade. Mas também não há nenhuma dúvida de que a sociedade, este instituto abstrato que se concretiza em grupos de pessoas,tem enorme parcela de culpa nisso.Criminosos e policiais nascem, crescem e se instruem dentro desses grupos. A polícia não cria bandidos,ao contrário, é usada por eles, é instrumento para cometimento de crimes. Essa sociedade, na verdade,desacredita em si própria, porque é incapaz de conter o instinto criminoso de seus membros. Não são raras as vezes que vejo mães na tv berrando contra a polícia, sob a acusação de algum crime contra membro de sua família, mas essas mesmas mães são coniventes com os crimes que seus inocentes filhos cometem. Vão à tv esbravejar contra a atuação pífica das polícias contra traficantes, mas acobertam usuários de drogas.
    Então, penso que a polícia deve, sim, ser republicana, mas a sociedade também,porque ela é quem fornece os homens às instituições de segurança pública. Cada um de nós, é co-responsável por todas as mudanças que queremos ver, em todos os segmentos da sociedade.
    O primeiro passo nesse sentido não pode ser outro senão exigir dos legisladores que deem independência funcionalaos delegados:vitaliciedade, irredutibilidade de vencimento, inamovibilidade. Enquanto estiverem subordinados ao Executivo, estarão sujeitos à ingerência política, não podendo atuar com autonomia e, desse modo, nã poderão fazer a limpeza necessária, que exige a sociedade.
    Gostei do blog.Vou seguir.
    Obs: como anônima porque não há outra alternativa.
    Ju

    ResponderExcluir