Articulação pela criação do Dia do Delegado de Polícia

Está na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado o requerimento número 90/11, que requer a realização de audiência pública com associações legalmente reconhecidas e vinculadas ao respectivo segmento, para debater a importância da instituição da data comemorativa.
Segundo a Adepol, a proposta tem como objetivo valorizar o Delegado de Polícia. A proposição prevê que seja instituído o dia 3 de dezembro, em referência à data da criação do cargo de Delegado de Polícia – Lei nº 261, de 3 de dezembro de 1841, pelo Imperador Dom Pedro II, regulamentada pelo Decreto nº 120, de 31 de janeiro de 1842, que alterou dispositivos do Código de Processo Criminal de 1832, instituindo a figura do chefe de polícia para o Município da Corte e para cada uma das províncias do Império, bem como criando os cargos de Delegado e Subdelegado.
A associação se reuniu com os parlamentares Lourival Mendes (PTdoB/MA), Ricardo Izar (PV/SP), Paulo Wagner (PV/RN) e Gonzaga Patriota (PSB/PE), quando foram tratados também outros interesses da categoria.
Fonte/Foto: Site Adepol do Brasil