domingo, 2 de outubro de 2011

Como perder a confiança da equipe


Como perder a Confiança da equipe
 
Nome: JJ Magalhães/ cidade: imperatriz/plantonista da 10º DRI
Comentários: Como perder a Confiança da equipe

O pior erro que um gestor pode cometer é não ter maturidade suficiente para distinguir o nível de tratamento que cada colaborador seu deve receber.

De fato, isso ocorre porque o gestor desconhece ou prefere ignorar as
diferenças que cada pessoa possui em termos de aprendizagem, retenção da informação, facilidade em materializar o conhecimento, etc.

É mais fácil adotar uma forma de abordagem com seus subordinados como o autoritarismo do que adotar várias posturas distintas para cada liderado.

Geralmente o autoritarismo vem acompanhado da falta de respeito pelos outros o que o leva a praticar uma gestão de "terror".

A imaturidade deste gestor é tamanha que no fundo ele acredita que esta é a melhor forma de conseguir resultados.

Tenho comigo a seguinte filosofia. O liderado deve querer seguir o líder por opção própria, ou seja, ele deve acreditar que vale a pena estar ao lado do gestor.

Somos seres que queremos aprender e sempre buscamos alguém onde se espelhar. Confiamos neste líder e somos capazes de dobrar as horas para ajudá-lo a manter a meta. É a lei da ação e reação. O líder estando bem, automaticamente seus liderados também estarão, pois são protagonista dos resultados.

Agora, uma vez em que a confiança é quebrada entre o gestor e seus
liderados, lamentavelmente nesta equipe inicia uma onda de desgosto e decepção que se fossemos comparar seria como uma infiltração nos alicerces de um edifício.

O edifício continua lá, bonito e reluzente e todos que passam e o vêem se encantam com os resultados, mas mal sabem que tudo isto pode estar a um fio de um colapso.

Será que você que faz gestão de equipes não está andando por estes
caminhos? Saiba agora como sabotar sua equipe através da técnica da infiltração.

Primeiro e único, o mais significante de tudo é a perda da confiança. Veja como é fácil conseguir isto!

Dez maneiras para perder a confiança do seu colaborador:

1. Chame a atenção do seu colaborador na frente dos colegas de trabalho e sempre lembre à equipe a falha cometida por ele;

2. Faça tempestades em copo dágua e exagere nas críticas;

3. Demonstre poder e mostre quem é que manda no pedaço;

4. De atenção às fofocas e faça sua gestão baseada em picuinhas;

5. De advertências para o seu colaborador sem antes escutá-lo. Haja de acordo com suas emoções e haja de acordo com o item quatro;

6. Crie competitividade entre a sua equipe. Elogie àquela e critique esta. Na semana que vem faça o inverso.

7. Seja sarcástico nos comentários e falte com o respeito com os seus subordinados;

8. Seja inseguro, esconda o jogo e para ter sucesso complemente sua gestão seguindo o que diz o item três;

9. Despreze o conhecimento dos seus colaboradores e mostre que é você quem tem as respostas certas;

10. Continue pensando que as pessoas não evoluem e faça terrorismo com elas para conseguir resultados e haja de acordo com o item dois.

Obviamente você já percebeu quem faz este tipo de gestão. Até aí tudo bem. Mas agora você está convidado a fazer uma auto-análise e se mesmo assim você acredita não ter uma gestão baseada nos dez itens apresentados, tire uma prova real e encontre um jeito de saber da sua equipe o que ela pensa de você.

Ba sorte!

Fonte: SINPOL-MA.

Comentários do blog: Nobre IPC.Magalhães, suas palavras foram perfeitas, salvo melhor juízo uma escrivã já havia comentado algo no sitio do SINPOL que seguia nessa mesma linha de raciocínio. É comum vermos nas delegacias policiais que não cumprem com suas obrigações serem os mais beneficiados com regalias e a "tolerância dos chefes imediatos (são liberados de plantões, ganham folgas absurdas sem que não tenham feito nada para tal benefício, não cumprem com o horário de expediente, saem a hora que querem e voltam quando desejam etc) enquanto outros que estão lá e se dedicam verdadeiramente à instituição, são cobrados ao extremo. A sensação que tenho é que alguns gestores, leia-se Delegados, tem receio de "cobrarem" aqueles que efetivamente precisam ser cobrados. Tenho em minha equipe uma escrivã diligente e dois investigadores, não há o que reclamar, se precisar ficamos JUNTOS sem almoçar, em diligência, todos chegamos e saímos juntos do local de trabalho, não há regalias, há o reconhecimento de que o trabalho de um depende efetivamente do trabalho dos demais, ninguém é melhor ou mais importante, há apenas a divisão de tarefas, sendo o Delegado o responsável pela direção.
Muitas delegacias regionais funcionam sem o mínimo de planejamento, como não há estrutura tudo fica pior. É preciso separar o joio do trigo, essa lição bíblica é esquecida por muitos gestores e tem causado extremo desconforto em vários ambientes de trabalho.

2 comentários:

  1. Só quem labuta aki na Regional de Imperosa sabe o que esse texto quer dizer na verdade... Se não acreditam é só perguntarem pra um de nós pessoalmente...

    ResponderExcluir
  2. Fala ao colega dominice e ao colega Magalhaes, concordo com a fala de ambos. Não nos atenhamos apenas À regional de Imperatriz-MA. Na verdade, infelizmente, falta o planejamento e treinamento para se gerir unidades de polícia civil, sejam municipais ou regionais, aqueles que fracassem ou tenha sucesso ali chegam por méritos próprios.
    Outra, em todos os cargos da Polícia Civil, sem exceção, a colegas que direcional suas ações para passar sua parcela de trabalho, ainda que árdua, para os demais colegas. me enoja ouvir colegas falando que cirano e beltrano tem perfil x e y para trabalhop tal e tal. Não fomos aprovados por perfil mas pela mesma competência. O perfil sim é importante, mas, quando você ingressa uma atividade laboral privada e por outros méritos que não o concurso público. Mas, também cabe à Polícia Civil capacitar para área afins dentro da carreira, isto eu acho aceitável.
    lucio rogeiro reis.

    ResponderExcluir